17Fev 2020



Todos os anos, no dia 19 de fevereiro, é comemorado o Dia do Esportista. A data tem como objetivo estimular, conscientizar e prestar homenagem aos diversos tipos de práticas esportivas e os benefícios para a saúde

A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumento da qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram que a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora a disposição para a realização de atividades diárias.
 
A seguir veja alguns benefícios sobre a prática de atividade física:
- Previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.;
- Controla os níveis de colesterol e açúcares no sangue; 
- Previne a depressão e controla a ansiedade;
- Melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório.
 
É importante destacar que antes de começar a prática de atividades é necessário um laudo médico assegurando as condições físicas, segundo a Resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM de nº  1658/2002 .
 
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), de 2015, 100 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não praticam esporte no Brasil. 
 
Isso reflete de forma negativa sobre a qualidade de vida no país. Em 2018, o Ministério da Saúde constatou o aumento  de 67,8%  da população obesa cruzando os dados dos últimos 10 anos.
 
Pensando nisso, o Laboratório Hemoam Diagnósticos disponibiliza aos seus clientes, o Presente Saúde com o pacote promocional ”Check-Up” com os exames de Hemograma, Glicose, Urina, Lipidograma e Acido Úrico, Ureia, Creatinina e creatinofosfoquinase – CPK.
 
O Presente Saúde é um campanha da Fundação de Apoio ao Hemoam – Sangue Nativo,  por meio do Laboratório Hemoam  Diagnósticos, com o intuito de democratizar o acesso aos exames básico para prevenir e proporcionar a mudança de novos hábitos saudáveis à comunidade local.
 
O Gerente do Laboratório de Análises Clínicas, Francisco Jorge Maia,  informa que é necessário jejum de 8 horas para a realização dos exames e 2 dias de abstinência de atividade física, pois o CPK é uma enzima podendo ficar elevada após exercícios tendo em vista que atua principalmente nos tecidos musculares.
 
O Hemoam Diagnósticos está localizado na Av. Theomário Pinto, 472, Chapada, Zona Centro Sul de Manaus, funcionando de segunda à sexta, de 6h30 às 11h,  aos sábados de 6h30 às 9h. Para mais informações (92) 3238-2421.

Foto: UGPE/SRMM

Texto: Luan Neves - Asscom Sangue Nativo