02Mar 2020



Laboratório Hemoam Diagnósticos promove campanha para conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. Atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos, sendo que a maior incidência é na Região Norte do país. 
 
Março é um mês importante para as mulheres. Além do Dia da Mulher, o mês representa a campanha de prevenção do câncer de colo do útero.
Visando esta atividade, a Fundação de Apoio ao Hemoam – Sangue Nativo, localizada na Av. Theomário Pinto, 472, Chapada, Zona Centro Sul de Manaus, lançou a campanha “Março Lisas”, mês de conscientização quanto ao câncer de colo do útero. 
 
Por meio do programa de democratização ao acesso à atenção básica da saúde, a Instituição oferece o Presente Saúde da Mulher, composto pelos exames: Preventivo, Hemograma, VDRL, Colesterol, Glicemia, Triglicerídeos, TGO, TGP, Fezes e Urina. O objetivo é empoderar e viabilizar o acesso aos exames básicos de assistência à saúde feminina.
 
O Gerente do Laboratório de Análises Clínicas, Francisco Jorge Maia,  nforma sobre os cuidados para a realização do exame preventivo,  “o  exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Além disso devesse evita o uso de  cremes ou lubrificantes nos três dias que antecedem o exame, além disso é recomentado a abistinecia sexual por 72h” informou o gerente.
O compromisso da Sangue Nativo por meio do Laboratório Hemoam Diagnósticos neste mês, é proporcionar  a comunidade feminina amazonense, exames acessíveis a todas para estimular a cultura da prevenção.
 
Horário do Exame Preventivo
9h ás 11h de Segunda a Sexta-Feira
aos sabádos o exame é realizado exclusivamente na Unidade 2 localizada na Av Constantino Nery, 1258 - São Geraldo (Clínica Saúde & RH).
 
Horário para exames de sangue
6:15 ás 11h de segunda a sexta
6:30 ás 9h Sábados
 
 
A Fundação Sangue Nativo é uma Instituição de direito privado, sem fins econômicos, que desenvolve ações de apoio à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam para mais informações, ligue (92) 3238-2421.
 
 
 
 
02/03/2020 || 10:14
Texto: Luan Neves - Sangue Natico