06Jul 2020



Hemoam Diagnósticos promove pacote de atenção primaria e prevenção da saúde do homem

Dia 15 de julho, é comemorado o dia do Homem no Brasil, data que tem como objetivo estimular a conscientizaçãopara os cuidados com a saúde masculina.
O dia do Homem foi criado em 1992, pelo Ph. D. Jerome Teelucksingh tendo o apoiado da Organização das Nações Unidas - ONU, a data foi decidida para todos dia 19 do mês de Julho, mas no Brasil o dia é celebrado nacionalmente  no dia 15 do mesmo mês, devido a uma iniciativa da Ordem Nacional dos escritores para estimular a atenção básica quanto a saúde do homem, atentando para as doenças mais frequentes nos homens, como a diabetes, obesidade, Hiperplasia Prostática e especialmente o câncer de Próstata. Além de promover o bem estar social.
 
Câncer de Próstata
Segundo o Instituto Nacional de Câncer-Inca, a estimativa é que entre o triênio de 2020/2022, o Brasil tenha anualmente o diagnostico de 65.840 novos casos de Câncer de Próstata, com um recorte populacional de chance de 62,95 casos por 100 mil habitantes.
O Câncer de próstata é um tumor que afeta a Próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra (Canal que conduz a urina da bexiga para fora do corpo). Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens depois do câncer de pele, e também o segundo maior causador de mortes por doenças, mesmo assim ainda é um tabu entre a classe, por medo e desconhecimento.
 Exames como o Toque Retal e o PSA, podem detectar a presença de um possível câncer de próstata. O toque retal, por exemplo, pode detectar diversas alterações na próstata, como a Hiperplasia prostática e o próprio câncer. Já o PSA, feito por exame de sangue, consiste em analisar alterações da proteína na corrente Sanguínea. Apesar de o PSA ser menos desconfortante, a precisão é de 80% e na maioria dos diagnósticos necessitado apoio do exame de toque. 
Para o médico urologista e membro da sociedade Brasileira de Urologia – SBUDr. Anoar Samad, todos os homens, a partir dos 45 anos de idade, devem fazer os exames de toque retal e de sangue (PSA), anualmente, para a prevenção do câncer de próstata.
O Laboratório Hemoam Diagnósticos amplia no mês julho o Presente Saúde com o Checkup Homem com os exames de PSA, Hemograma, Glicose, Lipidograma, Acido Úrico, Uréia, Creatinina e EAS. O Presente Saúde tem como objetico viabilizar o acesso aos exames básicos para atenção à saúde primaria, com o intuito de prevenir de futuras patologias, prognósticos além de monitorar a saúde do cidadão de forma acessível.
 
Cuidados necessários para o exame de PSA:
Não ter ejaculado nas últimas 48 horas.
Não ter andado de bicicleta ou motocicletanos últimos 2 dias.
Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos 7 dias.
Não ter realizado colonoscopia ou retossigmóidoscopia nos últimos 15 dias.
Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias
 
O Hemoam Diagnósticos está localizado na Av. Theomário Pinto, 472, Chapada, funcionando de segunda a sexta, de 06h30min às 11h, já aos sábados de 06h30min até 9h. Para mais informações (92) 3238-2421.
 
Texto: Alexandre Gois
Revisão: Karol Freitas
Publicação: Luan Neves
06/07/2020 - 10:00