10Ago 2020



Agosto Dourado

Agosto Dourado é o mês dedicado a conscientizar e incentivar sobre o aleitamento materno

 

A Campanha Agosto Dourado foi criada em 1991 durante uma reunião entre a Organização Mundial da Saúde - OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância -  UNICEF, tendo como o objetivo acompanhar o desenvolvimento da Declaração de Innocenti, um documento criado em função de conscientizar sobre a importância da amamentação para diminuição da mortalidade infantil e da incidência de doenças infecciosas. Para a médica Ginecologista Obstetra, Dra. Patrícia Brito, o agosto Dourado é o mês de relembrar a importância da amamentação e os benefícios dela para a saúde do bebê.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, o ato de amamentar pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento da criança auxiliando no desenvolvimento imunológico, desempenho escolar, redução do risco de obter diabetes tipo 2 e obesidade, além das mães apresentarem menores probabilidades de ter depressão pós parto. Porém, nem todos os bebês tem a oportunidade de receber o leite materno, por isso existem os bancos de leites, que atendem as necessidades dessas crianças através de um ato simples como a doação do Leite materno.

Doação de Leite Materno:

A Doação de Leite é um gesto de solidariedade de suma importância que pode salvar a vida de crianças que estão internadas e não podem ser amamentadas, essa doação serve como mais uma possibilidade de manter saudável aquela criança. A contribuição pode ser feita por qualquer mulher que esteja amamentando, possua leite em excesso e não tome medicamentos que interfira na amamentação, para realizar a doação, é necessário separar um frasco de vidro sem rótulos com tampa de plástico totalmente esterilizado em água, outro ponto importante é a higiene pessoal, recomenda-se que ao retirar o leite devesse evitar falar para impedir que gotículas de saliva possam cair no recipiente, as mãos assim como a mama devem estar limpas, todos esses cuidados servem para garantir a qualidade e preserva os nutrientes do leite, após a doação, o leite passa por um rigoroso procedimento de controle de qualidade para garantir total segurança e eficiência do líquido ao ser passado para uma criança.

Onde Doar Leite Materno:

O Amazonas é o Estado da Região Norte com maior número de Bancos de Leite, na capital metropolitana existem 3 maternidades  que funcionam Bancos de Leite:  Maternidade Galileia, zona Norte; Maternidade  Balbina Mestrinho, Zona Sul e Maternidade  Ana Braga,  Zona Leste. As doações também podem ser realizas em unidades de coleta que funcionam nos Serviços de Pronto Atendimento – SPA ou Unidades Básicas de Saúde – UBS na capital ou no interior do estado.

Texto: Alexandre Gois
Foto: Karol Freitas
Publicação: Luan Neves
10/08/2020 - 10:00