23Set 2020



Fundação Hemoam registra 44 novos casos de câncer infantil no Amazonas por meio do SUS

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam, divulgou um dado preliminar cruzando os dados de 2020 com relação a  2019  sobre os protocolos de novos casos de câncer infantil dentro da instituição.

Segundo o Hemoam, no período de janeiro a agosto de 2020, foram registrados 44 novos casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, no estado. Os dados indicam o  aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram diagnosticados 33 casos atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Dos 44 novos casos diagnosticados pelo Hemoam, 80% correspondem à Leucemia Linfoide Aguda (LLA), 9% à Leucemia Mieloide Aguda (LMA), 2% à Leucemia Mieloide Crônica (LMC), e 9% são casos de linfomas.

ESTATÍSTICAS – O Hemoam trata atualmente 129 pacientes infantojuvenis de leucemias e linfomas, dos quais, 80% são de LLA. Desses, 5% são crianças entre 0 e 1 ano de vida; 52,5% de 1 aos 9 anos de idade; e 30% dos 9 aos 19 anos.

A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é a forma de câncer mais comum na infância. É uma doença que afeta os linfócitos, um grupo de células que pertencem ao grupo das chamadas células brancas.

TRATAMENTO - Quando a doença é diagnosticada em seu início, mais de 95% dos pacientes entram em remissão completa, ou seja, consegue-se controlar a doença nos primeiros dias de tratamento.

Entretanto, para a cura, o tratamento quimioterápico deve persistir por, pelo menos, dois anos. O tratamento é dividido em três fases:

  • INDUÇÃO: fase inicial, em que se utiliza o maior número de drogas (cinco) de forma intensa para se atingir a remissão da doença;
  • CONSOLIDAÇÃO: quando se utiliza doses mais altas de quimioterapia para assegurar a remissão;
  • MANUTENÇÃO: geralmente, uma fase mais tranquila, apesar de longa. É usada para eliminar qualquer célula leucêmica remanescente no organismo.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO E ESTATÍSTICA– o SAME/Hemoam  em 2019 realizou 26.770 consultas especializas para doenças do sangue. O Departamento de Atendimento ao Paciente realizou 10.160 internações.

TROCO SOLIDÁRIO

Em 2017 a Fundação de Apoio ao Hemoam – Sangue Nativo lançou o Projeto Social Troco Solidário, que tem como objetivo captar recursos por meio da doação espontânea nas redes de supermercados situadas em Manaus, para auxilia no tratamento de pacientes com doença do sangue, as doações podem ser realizadas nas redes de supermercados parceiras: Emporium Roma, Pátio Gourmet, Barato e Pronto, Nova Era Superatacado e DB Supermercados. As doações são auditadas pela Secretária de Estado da Fazenda – Sefaz/AM, sendo os recursos administrados pela Fundação Sangue Nativo.

 

Com informações da Fundação Hemoam ||Texto: Luan Neves  || Foto: Ascom/Hemoam || Revisão: Karolina Freitas