13Out 2020



O Laboratório Hemoam Diagnósticos preparou 5 dicas de saúde mental para lhe ajudar nesse momento de distanciamento social.

O que é Saúde Mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS saúde mental é um estado de equilíbrio e está relacionado à forma como a pessoa reagem às emoções da vida. Para o Médico Cirurgião, Mário Vargas, “o importante é como nós lidamos com os problemas da vida, isso define a saúde mental, e se não conseguimos lidar bem com tudo isso, é sinal de algum problema com a nossa mente na qual devemos ficar atentos”.

5 dicas de como manter sua saúde Mental

  1. Exercícios Físicos e Mentais cotidianos 

Não é de hoje que a mente e o corpo estão diretamente ligados, um depende do outro, por isso a prática de exercícios físicos é fundamental. Praticar atividades aeróbicas como a caminhada ajuda na oxigenação dos tecidos, além de atividades de força, que servem para melhorar o tono muscular, e favorecem o metabolismo e melhora a oxigenação dos neurônios (células do sistema nervoso responsável pela condução de impulsos nervosos).

 

  1.  Atividades Prazerosas

Fazer o que gosta é, um fator extremamente benéfico para a saúde mental. Para o médico cirurgião Mário Vargas, é preciso sentir prazer todo dia, seja ao assistir um filme, ao ler um livro, ao aprender coisas novas, ao conversar com amigos e ao trabalhar, uma vez que sentir prazer libera a endorfina, o hormônio da felicidade, substância importante para a manutenção da saúde mental.

 

  1. Criar uma rotina

É essencial possuir uma boa programação do que fazer no dia a dia, é essencial saber sempre o é preciso realizar, a curto, médio ou longo prazo, uma vez que manter a mente trabalhando constantemente, ajuda na diminuição do estresse e a evitar a sensação de não saber o que fazer.

 

  1. Conectar-se com amigos e familiares

Conversar, abraçar, poder estar perto de alguém é uma necessidade humana inegável, e mesmo durante esse tempo de pandemia, é possível encontrar formas alternativas para manter contato com as pessoas com que gostamos. Para isso, é possível usar de salas de chat virtual, aplicativos de conversa e até mesmo na mais arcaica das hipóteses, fazer a ligação por telefone. Segundo a Unimed, o apoio social é fundamental para a qualidade de vida do ser humano. Conversar com amigos ou familiares é um meio de suma importância para a regulação do equilíbrio mental.

 

  1. Alimentação Regulada

A alimentação é responsável por grande parte do que acontece no nosso corpo, por isso é necessário regular tudo que entra. Não é necessário parar de comer o seu hamburguer, o churrasco do domingo, ou o chocolate diário, mas é necessário saber quantas porções de cada é possível comer. Aliás, a falta de alimentos saldáveis pode implicar no desenvolvimento de problemas como a ansiedade e até a depressão.

Para isso é necessário alimentar-se com verduras, vegetais e frutas em quantidade equilibrada, além de uma boa carga proteica, animal e vegetal, importante lembrar que deve ser dado preferencia para carnes brancas e alimentos antioxidantes.

Texto: Alexandre Goes

Revisão: Luan Neves