21Fev 2020



3 milhões de pessoas entre 5 a 19 anos, devem ser imunizadas durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo no Brasil

O Ministério da Saúde (MS) lançou, no últimos dia 10 de fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O calendário de vacinação da campanha que começou dia 10 de fevereiro vai até 13 de março em todo o país e tem como meta vacinar 3 milhões de pessoas entre 5 a 19 anos.
 
A capital do Amazonas que havia erradicado o sarampo desde 2008, teve 7.227 casos confirmados entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019.
 
Visando ter novamente o certificado de erradicação do sarampo, o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, durante entrevista ao Portal da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) informou sobre a importância da vacinação. “Embora Manaus já tenha conseguido, há cerca de um ano, finalizar o surto que ocorreu na cidade em 2018, a Prefeitura segue acompanhando, como forma de prevenção, as campanhas nacionais para assegurar, ainda mais, o cuidado com a saúde da população”, disse o secretário.
 
Conforme o MS, o sarampo é uma doença que pode levar à morte e a única forma de prevenir é com a vacina.
 
Ainda conforme a Prefeitura de Manaus, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da Região Metropolitana estão abastecidas para atender a sociedade manauara quanto à prevenção do sarampo.
 
Infecção
O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus e a transmissão ocorre quando uma pessoa doente elimina gotículas de secreções por meio da tosse, da fala e espirros, infectando outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso; e manchas vermelhas. As complicações pelo sarampo incluem cegueira, diarreia grave, encefalite, infecções no ouvido e infecções respiratórias graves, como pneumonia, podendo levar ao óbito.
 
De acordo com informações do MS, nos dois primeiros meses desse ano, nove estados brasileiros mantêm transmissão ativa do sarampo, com cinco estados tendo casos já confirmados da doença: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco.
 
Para mais informações acesse a Ouvidoria-Geral do Sistema Único se Saúde (SUS) por meio do Disk Saúde 136.
 
21/02/2020 10:55
Com informações MS e Semsa/Manaus
Foto: Empresa Brasileira de Comunicação - EBC
Texto: Luan Neves - Fundação Sangue Nativo