10Mar 2020



Março lilás conscientiza sobre a importância do exame preventivo do câncer de colo do útero

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar em 2020, um total de 700 novos casos de câncer do colo do útero, sendo 580 só em Manaus.
A doença que é causada por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV pode ser diagnosticada e prevenida com a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV).
Segundo a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o câncer de colo do útero é o que possui maior incidência entre as mulheres no Estado.
 
Março Lilás 
Março é considerado o mês de prevenção ao câncer de colo do útero. Em todo o país, acontece um cronograma para conscientização e combate à doença. O objetivo é alertar sobre a importância da realização dos exames preventivos e da vacinação contra o HPV.
 
No Amazonas, as políticas de conscientização são regidas pela Lei 4.768/2019 que visa campanhas de prevenção e incentivo da sociedade amazonense sobre a temática. Por meio do programa de democratização ao acesso à atenção básica da saúde, o Laboratório Hemoam Diagnósticos oferece o “Presente Saúde da Mulher”, composto pelos exames: Preventivo, Hemograma, VDRL, Colesterol, Glicemia, Triglicerídeos, TGO, TGP, Fezes e Urina. O objetivo é empoderar e viabilizar o acesso aos exames básicos de assistência à saúde feminina.
 
O Gerente do Laboratório de Análises Clínicas, Francisco Jorge Maia, informa sobre os cuidados para a realização do exame preventivo. “O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Além disso, devesse evitar o uso de cremes ou lubrificantes nos três dias que antecedem o exame, e também é recomendada a abstinência sexual por 72h”.
O compromisso da Sangue Nativo por meio do Laboratório Hemoam Diagnósticos neste mês, é proporcionar à comunidade feminina amazonense, exames acessíveis a todas para estimular a cultura da prevenção.
 
Horário do Exame Preventivo
9h às 11h de segunda à sexta-feira
Aos sábados, o exame é realizado exclusivamente na Unidade 2, localizada na Avenida Constantino Nery, 1258 - São Geraldo (Clínica Saúde & RH).
 
Horários dos Exames de Sangue
6h15 às 11h de segunda à sexta
6h30 às 9h aos sábados
 
Com informações FCecon
Texto: Luan Neves - Sangue Nativo